Período chuvoso e calor, o verde ainda mais exuberante e água em abundância pelo interior nordestino. Esse cenário remete a uma paisagem que lembra os versos “água clara desce a cachoeira, bate como bate o coração da mata…”, da música Cachoeira, do grande cantor brasileiro Oswaldo Montenegro. Esse som e imagem de cor e vida também ganham força, nessa época do ano, na cachoeira do Xixá, um belíssimo ponto marco no Piauí, que fica localizado no município de Batalha, que fica a cerca de 155km da capital Teresina.
O acesso até a Cachoeira do Xixá
Distante quase 9km do centro de Batalha e especificamente localizada no povoado Xixá, a cachoeira, que tem o mesmo nome do local, é formada por paredões de pedras com cerca de 10 metros de altura que formam quedas d’água e dão origem a uma estonteante piscina natural. Para apreciar toda essa paisagem, além de percorrer o fácil acesso de 3km de estrada de terra, é necessário caminhar por uma trilha de apenas 300 metros. E vale muito a pena!
Como é a Cachoeira do Xixá
Ao chegar na cachoeira do Xixá, é possível observar que a natureza, felizmente, ainda está preservada. Árvores compõem-se ao redor, renovando a nitidez do seu verde; flores e plantas que nascem entre as pedras da queda d’água refletem o deslize da água pelas suas folhas e pétalas; e pela refrescante piscina natural que se forma é possível mergulhar entre peixes. Tudo isso alinhado com a exuberante imagem e barulho das águas.
O turismo no local
Todo esse espetáculo da natureza tem visitação aberta e gratuita, diariamente. O ponto turístico também conta com um estabelecimento próximo que vende bebidas e comidas mais simples e adequadas para o ambiente. O melhor período para visitar a cachoeira é entre os meses de fevereiro e início de maio, pois essa é a chamada época chuvosa nessa região do Piauí, o que aumenta o volume de água tornando a cachoeira fascinante e uma boa atração para quem quer ecoturismo e fugir da agitação das cidades. Outras cachoeiras na região, como cachoeira do Corujas e cachoeira do Lembrada, também são ótimas opções para quem deseja explorar a beleza natural do Piauí.
Outras cachoeiras na região
A cidade de Batalha, onde fica localizada a cachoeira do Xixá, também conta com outra maravilha natural, a cachoeira do Sisudo, banhada pelas águas do riacho Grande. O município de Batalha fica também somente a 30 minutos da cachoeira do Urubu, na cidade piauiense de Esperantina.
Quem já foi quer voltar
A cachoeira é muito bonita e, o melhor, de fácil acesso. Além disso, é um local para toda a família. Claro, quem for levar crianças deve ter cuidado com as partes mais profundas, como em qualquer outro lugar parecido. Mas há partes rasas, sendo um ponto em que todo mundo pode aproveitar essa beleza.
Infraestrutura na Cachoeira
Ao chegar na entrada da trilha para a Cachoeira do Xixá, você contará com um local para estacionamento e um restaurante com bastante sombra, comida caseira e bebida gelada. Após estacionar o seu veículo, siga a trilha a pé até a cachoeira. Próxima dela, você encontrará um outro bar que tem tira-gosto, como se diz no Piauí.